• Thomas Berg

Dicas Para Fotos Mais Nítidas

A nitidez de pessoas, animais ou paisagens em uma foto vai muito além de uma imagem bem focada.


Enquanto o foco mostra uma nitidez momentânea, a nitidez final da imagem vai depender basicamente da estabilidade da câmera, da quantidade de luz entrando no sensor e da movimentação dos objetos presentes na foto. Mesmo que uma imagem esteja bem focada, se a velocidade do obturador (tempo de abertura do diafragma da câmera) estiver baixa (<1/300), imagens com objetos em movimento podem ficar borradas.


Aqui quero dar a vocês algumas dicas para deixar suas fotos mais nítidas e com melhor qualidade. As dicas a seguir farão toda a diferença no resultado final das suas fotos.


#1 Use um tripé ou monopé

Um tripé é um equipamento básico que vai adicionar muita qualidade às suas fotos. Ele estabiliza a câmera eliminando movimentos que possam prejudicar a nitidez das fotos tiradas. Já um monopé é um equipamento menos comum, mas ainda muito popular entre fotógrafos de animais, especialmente pássaros. Por ter uma só “perna”, um monopé é mais fácil de usar e manejar, simplificando o uso da câmera ao tirar fotos de animais em movimento.

Um tripé ou monopé ajuda muito, mas não garante que uma imagem ficará nítida. Mas ao combinar o seu uso com a velocidade ideal do obturador e boa iluminação, é quase que garantida uma foto nítida.



#2 Aumente a velocidade do obturador

Como já mencionado, a velocidade do obturador é o tempo que o diafragma da câmera fica aberto ao capturar uma imagem. Quanto mais rápida for a velocidade de abertura, maior será a capacidade de “congelar” algo em movimento na foto e deixar a foto mais nítida.

O modo automático das câmeras geralmente calcula essa velocidade com boa precisão antes da foto ser tirada. Mas pode acontecer que o modo automático deixe a desejar e você terá que aumentar manualmente a velocidade.

Use velocidades do obturador acima de 1/300 para obter imagens nítidas de pessoas e animais com algum movimento. Para animais que se movem mais rápido, como pássaros voando, use velocidades acima de 1/500 para garantir a nitidez da imagem.

Mas lembre-se que quanto maior a velocidade do obturador, menos luz entra no sensor da câmera. Tenha em mente também que muitas câmeras costumam compensar essa diminuição da luz ajustando a abertura do obturador e a ASA.



#3 Fotografe com boa iluminação

Uma boa iluminação é um dos pilares de uma boa foto. Mas assim como a falta de luz, o seu excesso pode prejudicar a qualidade e a nitidez da imagem.

Para fotos nítidas de pessoas e animais em movimento procure por uma iluminação natural, mas evite horas muito ensolaradas com fortes contrastes entre sol e sombra. Procure fotografar sempre a favor do sol ou da fonte de luz.



Pode ter certeza que ao aplicar essas dicar você irá tirar fotos muito melhores e mais nítidas. Prepare-se para receber elogios!


Boas fotos!


12 views0 comments

Recent Posts

See All