• Thomas Berg

5 Dicas Para Fotografar Com Seu Smartphone?



Você quer fotografar seu trabalho de campo ou laboratório, mas não quer investir agora em equipamentos para isso? Saiba que você não precisa de uma máquina fotográfica, um equipamento muitas vezes caro, para tirar boas fotos. Use a câmera que você tem sempre com você: seu smartphone!


Seu smartphone tem uma câmera capaz de tirar fotos de ótima qualidade, e que está sempre ao alcance das mãos. Para aqueles que ainda não sabem, são vários os fatores que contribuem para uma foto perfeita, entre eles, uma lente limpa, iluminação, foco e enquadramento. Mas claro que a técnica fotográfica irá fazer toda a diferença entre tirar fotos que cativam ou fotos que não fazem justiça à qualidade do seu trabalho. Foi pensando nisso que trago para vocês 5 dicas fundamentais que irão fazer com que suas fotos se tornem mais bonitas e marcantes. Confira as dicas abaixo!


#1 Posição horizontal (paisagem) e vertical (retrato)


Até pouco tempo atrás, a grande maioria das fotos eram tiradas na horizontal! Mas as mídias sociais vem mudando essa regra, e hoje a maioria delas são tiradas na vertical (pelo menos quando usamos um smartphone!). Para escolher a melhor posição, pense onde você vai usar sua foto. Apresentação no PowerPoint? Página pessoal? Instagram?


Fotos na posição “paisagem” funcionam melhor para apresentações e páginas na internet. Em geral, elas mostram mais detalhes de uma paisagem ou acontecimento. Lembre-se que é sempre possível recortar a foto em outros formatos durante a edição.



Já fotos na posição “retrato”, funcionam melhor para publicação em mídias sociais, especialmente no Instagram e outras mídias que priorizam fotos na vertical. Essa posição é geralmente preferida para tirar fotos de pessoas e objetos de mais de perto, onde queremos dar ênfase ao objeto ou pessoa. Claro que também é possível recortar a foto durante a edição, mas esse recorte pode ser limitado ao formato quadrado (1:1).




#2 Foco na imagem é fundamental


Geralmente, as câmeras de smartphone focam automaticamente a imagem da foto. Mas às vezes, quando temos muitos elementos na imagem, a inteligência artificial da câmera fica na dúvida onde focar. Por isso, certifique-se sempre que o foco da imagem está no lugar certo, seja na pessoa, no animal, na planta, ou no objeto principal da foto. Para fazer isso, basta tocar levemente na tela do smartphone em cima do objetivo que queremos o foco. Uma vez que o foco está nítido e no local correto, basta tirar a foto.



Outro fator que ajuda muito para uma imagem bem focada e nítida é manter o smartphone imóvel. Não adianta nada focar em um objeto, mas ter a câmera balançando e tremendo na sua mão. Para evitar imagens tremidas, mantenha o smartphone o mais estável possível! Para isso, existem algumas técnicas usadas, mas nenhuma se compara a apoiar o seu smartphone em lugar firme ou em um tripé. Muitas vezes, só percebemos que uma foto ficou tremida quando ela é vista em uma tela maior, ou quando damos um zoom na foto. Para evitar este problema, crie o hábito de dar um zoom na foto logo depois de tirá-la para ter certeza de que ficou com foco.


#3 Use a ferramenta de grade


A ferramenta de grade (grid) ajuda muito no alinhamento e enquadramento do horizonte e dos objetos presentes na imagem. A grade facilita no uso da “regra do terços” na composição da foto. Esse é um ótimo recurso para alinhar o horizonte e objetos presentes na foto, assim como olhos de animais e pessoas, dando um bom senso de equilíbrio á imagem. Se a ferramenta de grade (2 linhas horizontais e 2 linhas verticais) não estiver visível na tela da câmera do seu smartphone, ative ela nas configurações da sua câmera.



#4 Observe o tempo e a luz


A iluminação da foto, proporcionada pela luz do ambiente, seja ela natural ou artificial, é algo decisivo para uma boa foto.


Por isso, prefira fotografar em dias ensolarados, pois você terá acesso a diferentes tipos de iluminação, como pleno sol ou sombra. Mas saiba que em dias nublados ou chuvosos também é possível tirar boas fotos.



Além do tempo, procure observar a hora do dia, e evite tirar fotos de paisagens quando o sol está a pino (alto no céu). Evite também tirar fotos de pessoas e objetos diretamente de frente para o sol. De uma forma geral, fotos tiradas em horários em que o sol está baixo, como cedo pela manhã ou no final da tarde ganham uma iluminação muito melhor em comparação ao sol a pino.

#5 Esqueça o zoom digital

Embora a maioria das câmeras de smartphone tenha capacidade de zoom, ele é um zoom digital e não um zoom óptico verdadeiro (quando a cena é ampliada pelos elementos móveis da lente). O zoom digital amplia digitalmente a imagem por interpolação, formando uma imagem desfocada, indefinida e “pixelada”.



Em vez de usar o zoom digital, tente sempre chegar um pouco mais perto da cena ou objeto a ser fotografado. Se isso não for possível, tire a foto na maior resolução e amplie a foto com um programa de edição (e.g. Snapseed, Lightroom ou PhotoScape X).


Com essas 5 dicas, tenha certeza de que suas fotografias ficarão muito mais impactantes, harmônicas e com melhor qualidade. E claro, essas mesmas dicas também podem ser aplicadas em filmagens! Experimente e conte para mim nos comentários.


Abraços e boas fotos,

Thomas

56 views0 comments

Recent Posts

See All